Buscar

2011. Uma passagem à Índia

Eu acabei de retornar. Mesmo que já faz semanas, meu irmão mais novo, Olle, e eu fomos para a Índia. Fomos até a tia Rieneke e ao tio Pidhi. Eu sempre quis ir lá, então quando eles nos convidaram para o aniversário de bodas de prata nós imediatamente dissemos Sim! Assim como você deve dizer em casamentos.

Minhas roupas de baixo ainda estão no corredor. E minha cabeça ainda está cheia. Cheia de lembranças, cheiros, cores, turbantes, saris e rickshaws.

Tia Rieneke é casada com o tio Pidhi, um verdadeiro marajá. Eles moram em um palácio e ela tem os olhos mais doces que eu conheço. Tia Rieneke vem de Zeeland e ela está totalmente em casa naquele palácio de conto de fadas indiano com seu coral de sangue, seu bordado eterno e sua fantasia. Tio Pidhi a ama, por sua vontade e, provavelmente, por seus lindos olhos também. E ela ama o tio Pidhi porque ele gosta de deixá-la fazer o que quer e está sempre lá para ela.

Suas festividades duraram três dias. E Olle e eu estávamos atrasados, claro. Não que Olle pudesse fazer algo sobre isso. De um jeito ou de outro, sou sempre eu a culpada disso. Voamos para Bombaim e pegamos o trem de lá. Eu tinha planejado que chegaríamos dentro de um dia. Mas não é assim que funciona na Índia. Nós paramos em todo lugar! Primeiro para descarregar cestas de pavões. Então, para comprar chá com leite. E nós certamente não só paramos em estações ferroviárias! O trem parou porque um turista britânico queria tirar fotos dos templos pelos quais passamos. E o motorista também pisou no freio para deixar uma mãe alegre e suas sete lindas filhas subirem a bordo. Eles passaram por nós, para o deleite de Olle. A garota mais velha me deu um lenço de seda e também me mostrou como embrulhar um sari. Foi absolutamente maravilhoso, mas fez a viagem muito mais longa do que eu poderia ter imaginado.

Quando nos aproximamos da aldeia da tia Rieneke, as festividades estavam em pleno andamento por um dia. Os primeiros jogos de polo já haviam sido jogados. Eles vivem do lado de fora da aldeia, e Rieneke e Pidhi nos buscaram no trem com elefantes. Meu elefante tinha as patas traseiras pintadas e almofadas bordadas nas costas. Nós caminhamos por uma selva de flores e cantos de pássaros e eu sabia que estávamos quase lá quando vi o conversível vermelho do tio Pidhi no caminho. Eu me senti como uma princesa indiana na parte de trás do meu elefante, mas quando meus três irmãos mais velhos correram em nossa direção, gritando de alegria, eu sabia que eu era apenas a Pip. É pra isso que os irmãos servem.

Todo mundo já estava lá, é claro. Tio Roellie e seus amados Ling, Wout e Niels, Tio Girafa, Tio Dani e Tia Margerita. Todos usavam corsages que tia Rieneke havia feito com peônias indianas. Quando coloquei as malas no nosso quarto, vi que Olle e eu tínhamos nosso próprio pátio. Por um momento, pensei que poderia me retirar por um tempo e curtir aquele belo jardim no pátio com azulejos. Mas assim que ouvi a música mudei de idéia.

Naquela noite nós dançamos com os músicos da vila. As longas mesas no grande salão do palácio estavam cobertas de curries e Zeeuwse bolusses em homenagem à tia Rieneke de Zeeland. E sempre que acordávamos, as festividades ainda estavam acontecendo. Havia algo para fazer em todos os cantos do palácio. Tio Roellie havia improvisado um circo para as crianças. Houve uma performance de Ling com zebras reais e gatos fictícios. Todas as crianças podiam participar e Rieneke e Pidhi eram os convidados de honra. Olle e eu pedalamos pelos jardins do palácio e fiquei surpresa ao ver esquilos. Olle não pensou em nada - um esquilo é um esquilo. Mas eu não esperava vê-los na Índia. Olle ficou quase louco de toda a tagarelice dos pássaros e eu lhe disse que eu costumava andar por aí com um passarinho na cabeça. E que o gato depois comeu aquele passarinho. Não que fosse legal contar essa história, mas era verdade e Olle ama a verdade.

No último dia das festividades, quando tínhamos acabado de chegar à final do polo, um balão de ar quente chegou para pegar Rieneke e Pidhi. Foi tão romântico. Eles ficaram de braços dados na borda do cesto e eu acho que nunca vi um casal tão feliz. Enquanto permanecíamos juntos, e eles se afastando, percebi que nossa família está em casa em qualquer lugar do mundo.

Olle e eu ficamos por algumas semanas depois da festa. Uma viagem para nunca esquecer. E como quero compartilhar todas essas impressões inesquecíveis, elas podem ser encontradas em minha nova coleção. No diário para começar.