Buscar

2016. Pip Ahoy

É hora do entardecer. A tripulação foi para a cama. Olle ainda está consultando o contramestre, cujo nome é Lurelei. Nós comemos no porto de Santa Cruz e agora estamos indo para casa. Finalmente. Quando nos alojamos em Sal Rei, em Cabo Verde, eu não tinha ideia do que estava por vir.

Mas talvez eu deva começar do começo... eu não sou boa leitora, como você sabe, e desde que navegamos eu aprendi que também não sou boa escritora. Lurelei me instruiu a manter um diário de bordo. E a palavra de Lurelei é lei. Então, estou tentando recuperar o atraso agora.

Tudo começou quando eu decidi que queria comprar tecidos e peças do Sri Lanka, antigo Ceylon. Recebi a dica da tia Rieneke, a da índia, lembra? Eu sempre fui (muito) encantada pelo comércio holandês e português com o Sri Lanka e queria ver o país com meus próprios olhos. Então Olle sugeriu navegar até lá em vez de voar. Ao longo da antiga rota da Companhia Holandesa das Índias Orientais. Olle é um excelente marinheiro (como se pode esperar de alguém que vive no mar) e, claro, nunca perco a oportunidade de vê-lo de uniforme. Então nós partimos. E quase todos vieram: o primo Niels e Wout, Margerita, Roellie e Ling. Com exceção de Li-La, que ficou em casa para fazer a guarda do forte.

A jornada foi suave como a seda. Fizemos uma escala em Port Elizabeth, na África do Sul, onde vive Tio Giraf. E foi como estar de férias. Nós mergulhamos nas águas azuis do convés dianteiro. Este é o lugar onde eu vim com algumas idéias para fabulosas roupas de banho e biquínis. Pegamos peixes de aparência estranha, Olle fez filmes subaquáticos e enviamos cartões postais em uma garrafa para Li-La. Depois de passar semanas no mar, as boas-vindas em Colombo foram calorosas e amigáveis. Tudo o que pedimos era mais bonito do que eu esperava. E, claro, compramos mais do que havíamos planejado. Na partida, não só tínhamos telhas e tecidos a bordo, mas também chá, xales, sementes exóticas, curry e noz-moscada. E um macaco para o tio Roellie. Havia tanta coisa que também precisamos guardar caixas no convés.

Durante a viagem de volta, descobrimos que havíamos levado ainda mais conosco. O porão de repente foi o lar de besouros fantasticamente coloridos. Então eu desenhei eles. Eu era louca por eles desde o início, mas Lurelei não era da opinião de que besouros pertençam a um navio. Depois que navegamos pelo Cabo, o tempo mudou. Chuva e tempestades. Força de vento 7, com ondas de 5 ou 6 metros de altura. Os besouros não estavam em lugar nenhum. Eu acho que eles explodiram com o vento. O tempo me deixou tonta. Eu notei Olle e Lurelei observando uma baleia, mas eu decidi ir para a minha cabine. Olle navegou o navio em horas ímpias para Cabo Verde. E não foi o sol nascer que fez os ventos cessaram. Nós avaliamos os danos e achamos que não era tão ruim assim. Alguns caixotes haviam sido perdidos ao mar (com sorte, há pessoas em algum lugar da África Ocidental dormindo debaixo de lençóis novos hoje à noite), mas ainda tínhamos quase tudo. Então, nós tínhamos poucos motivos para reclamar. O barco havia resistido bem. E todo mundo se manteve firme. Eu era a única que precisava deitar. Mas tudo isso foi esquecido quando pisamos em terra. Eu me senti fantástica. Como se nunca houvesse uma tempestade.

E agora estou atualizando o diário de bordo. No horizonte, posso ver os contornos das palmeiras na costa. Ainda há um clandestino sentado e cantando no mastro: um beija-flor lindamente colorido. Quando olho para cima, posso ver as estrelas. A vida não poderia ser melhor.