Buscar

2019. Mil e uma ideias

O inverno passado durou um pouco demais para o meu gosto. Eu estava cansada do tempo frio, do vento e das árvores nuas e deprimentes. Quando reclamei sobre isso com minha querida amiga Marjorelle, ela elaborou um plano que era tão simples quanto ensolarado: vamos sair em uma fuga! E o que acontece com todos os bons planos, nós duas sabíamos onde queríamos ir. Marrakech. Afinal, o cunhado de Marjorelle, Guillaume, tem um riad lá, um daqueles belos e tradicionais palácios marroquinos, com um pátio cheio de plantas nativas e palmeiras.

Você já esteve em Marrakech? Vá! Você não vai acreditar em seus olhos. Três horas e meia de avião (da Holanda) e você se encontrará em uma cidade de conto de fadas. Um com tesouros escondidos em todos os cantos.

Guillaume nos encontrou no aeroporto. Muito para nossa alegria, não de carro, mas com uma carroça de madeira pintada e dois cavalos listrados. Sentamos em almofadas macias e Guillaume debaixo de um guarda-sol azul-esverdeado. Marjorelle sentiu o desejo de acenar enquanto seguíamos para a cidade. Eu estava espirrando, na verdade sendo alérgica a cavalos.

Sob o calor do sol africano, seguimos para a praça mundialmente famosa: Djemaa El Fna. O nome diz tudo! Não fica mais exótico do que isso, não é? Foi barulhento e cheio de riqueza e fomos surpreendidos por todas as cores, aromas e sons. Laranjas alegres, pequenas lanchonetes sob toldos coloridos, música em misteriosas escalas musicais árabes... E bem à nossa frente, a melodia estridente da flauta de um encantador de serpentes e, ao longe, o latido de um chihuahua. O ar estava cheio de hortelã e frutas doces, couro, ervas e churrasco.

Nós três fizemos o nosso caminho da praça quente e barulhenta até souk. Nós nos encontramos olhando para todos os vendedores - e eles provavelmente para nós. Nós fomos servidos chá por um comerciante de tapetes feitos à mão e cestas de tecido. O tipo de chá que é doce como muito açúcar. Delicioso. Ele despejou bem do alto em pequenos copos adoráveis. Pedimos a ele para vendê-los para nós, mas ele recusou (Talvez devêssemos simplesmente fazê-los nós mesmos). Marjorelle e eu achamos difícil deixar uma loja sem nenhuma jóia de prata e lâmpadas de filigrana que parecessem com renda. Guillaume estava balançando a cabeça para nós e estava ficando impaciente. Murmurando para si mesmo, ele nos levou para fora do souk novamente. Através de passagens estreitas e medievais, ele nos levou a um gigantesco e austero portão de madeira.

Marjorelle e eu começamos a resmungar, mas depois ele abriu a pesada porta à nossa frente. Nós entramos em um belo pátio interno com chão de azulejos que mantiveram o pátio fresco e confortável. As paredes de ambos os lados eram de um vermelho rosado e havia um jardim de palmeiras com um pequeno lago e uma fonte no meio, onde um par de tartarugas desfrutava pacificamente da luz que brilhava à beira do lago. Marjorelle e eu não conseguimos parar de olhar. Mas Guillaume nos mandou para o andar de cima. Nós obedientemente seguimos as escadas e é claro que estávamos distraídos em todos os andares.

Olhe para esse lugar! E esses periquitos! Um macaco!

Espere até chegar ao topo, disse Guillaume. E ele estava certo. O terraço de mosaicos, que tinha uma mesa colorida e um sofá com almofadas macias, oferecia vistas infinitas da cidade. O sol estava prestes a se pôr. Um criado, que poderia ter acabado de sair de um conto de fadas de mil e uma noites, nos trouxe cuscuz com frutas. Vimos os contornos distintos de torres e palmeiras à distância. Sim, as mesmas dos meus edredons.

Naturalmente, três dias não foram tempo suficiente. Marjorelle e eu mal dormimos. Havia muito a descobrir e explorar. Marrakech é uma cidade de mil e uma ideias. Mas ninguém se vangloria disso. Os mais belos lugares estão escondidos atrás de grossas paredes e portas de madeira. Queríamos ver tudo e experimentar tudo. Nós nos perdemos na medina. E até mesmo em nosso próprio hotel. Mas Guillaume nos mostrou o caminho todas as vezes. Acho que ele ficou aliviado ao nos levar de volta ao aeroporto depois de três dias. Mas Marjorelle e eu pensamos em Marrakech diariamente. E a melhor parte é que você pode se juntar a nós. Basta dar uma olhada na nova coleção. Desfrutar!